terça-feira, 8 de junho de 2010

Estrutura e estratificação social

Em todos os lugares verificamos a desigualdade social que podemos organizar através de bens simbólicos, pelo que temos de mais ou de menos.
*Por que existem desigualdades? *Quais são as formas de desigualdade existentes?
Vamos nesta unidade refletir sobre as diferentes formas de desigualdade em dife-rentes tempos e lugares no Brasil.

ESTRUTURA SOCIAL é o que define determinada sociedade se constitui da rela-ção de vários fatores: econômicos, políticos, sociais, religiosos, culturais, etc. que dão uma face para cada sociedade.
ESTRATIFICAÇÃO: a maneira como os vários indivíduos e grupos são classifica-dos em estratos (camadas) sociais e o modo como ocorre à mobilidade de um nível para o outro.
Para estudar a estratificação devemos verificar como se organizam as estruturas de apropriação (economia) e dominação (política), influenciados também por outros elementos (religião, escola, etnia, etc.) que influem no processo de hierarquização. Estas semelhanças e diferenças são produzidas pelos diferentes processos históri-cos.

AS SOCIEDADES ORGANIZADAS EM CASTAS
É uma configuração social baseada na hierarquia baseada na religião, etnia, cor, hereditariedade e ocupação, definindo a organização de poder político e a distribui-ção da riqueza gerada pela sociedade. Este sistema sobrevive até hoje na Índia, apesar de politicamente ter sido abolido pelos anos de 1940, culturalmente ele or-ganiza esta sociedade.
• Brâmanes: sacerdotes. Superior a todas as castas.
• Xátrias: guerreiros. Casta intermediária que se encarrega do governo e ad-ministração pública.
• Vaixás: comerciantes, artesãos e camponeses. Estão abaixo dos xátrias.
• Sudras: trabalhos servis. Casta inferior.
• Párias: não pertence a nenhuma casta. Não seguem estas regras.

Características: relações muito estanques; não há mobilidade social: hereditarie-dade e endogamia (casamentos somente entre as castas). Somente podem se ali-mentar com os integrantes de sua casta; as castas inferiores não podem ser toca-das pelas superiores;
É possível que as castas inferiores tenham costumes das superiores e até casa-mentos entre diferentes classes, exceto os brâmanes.
A introdução de costumes acidentais tem modificado politicamente a organização de castas na Índia, que se mantém por ser uma tradição cultural local.

AS SOCIEDADES ORGANIZADAS POR ESTAMENTOS
O sistema feudal se organizou desta maneira. Havia três estados: nobreza, clero e o terceiro estado (comerciantes, industriais, trabalhadores urbanos e camponeses).
Ela não se revela e explica apenas no nível estruturas de poder e apropriação. O que identifica e diferencia um estamento é um conjunto de direitos e deveres, privi-légios e obrigações que são aceitos como naturais e são publicamente reconheci-dos, mantidos e sustentados pelas autoridades oficiais e tribunais. A relação com o poder e a participação na riqueza é questão de direito.
Era possível a mobilidade social, mas muito controlada para não haver diminuição da riqueza.
Relação de reciprocidade: Era obrigação dos camponeses (trabalho) em proteger os senhores feudais, que em troca deixavam estes camponeses viverem nas suas terras. Entre os proprietários de terra havia uma obrigação de manter a segurança nas terras. Prevalecia a desigualdade entre os vários níveis sociais.
Utilizamos hoje o termo estamento para designar determinada categoria ou ativida-de profissional que tem regras muito precisas para que se ingresse nela ou para que o indivíduo se desenvolva nela, com um rígido código de honra e de obediência. Ex. militares, médicos.

POBREZA: CONDIÇÃO DE NASCENÇA, DESGRAÇA, DESTINO...
A pobreza é a condição mais visível de desigualdade em nosso cotidiano. Na idade média: o pobre é um complemento do rico. A condição de nascença definia a po-breza e positivamente ela despertava a caridade e compaixão. Surgem situações compensatórias aonde chegam às expressões: “pobres em virtude” ou “ricos em espiritualidade”. Os ricos tem uma obrigação moral de ajudar os pobres.
Temos várias compreensões de pobreza: A pobreza é uma desgraça causada pela guerra ou adversidades (doenças, deformidades físicas). No século XVI a po-breza é ambígua sendo pobreza de Cristo e perigo para a sociedade, sendo neces-sária disciplina e enquadramento. O Estado herda a função de cuidar dos pobres. Com o crescimento da produção e assim a crescente mão de obra, a pobreza é interpretada como preguiça e indolência dos que não querem trabalhar, para submeter a todos a condição de trabalho industrial. No século XVIII o liberalismo justifica a pobreza; as pessoas são responsáveis pelo seu destino e ninguém tem obrigações para ajudar o pobre.
A partir das teorias econômicas de Malthus, se dizia que toda assistência social aos pobres deve ser repudiada, pois teriam mais filhos, aumentando sua miséria. Recomendava-se a abstinência sexual e casamento tardio.
No século XIX difunde-se a ideia de que o trabalhador é perigoso: poderiam trans-mitir doenças e viviam em condições precárias de higiene, saúde e saneamento e podia rebelar-se contra outras classes questionando a riqueza e poder.

16 comentários:

  1. muito bom seu texto, com eu tambem sou blogeiro vou deixar com comentario para incentivar a voce escrever mais postagems, vou sugerir um tema para uma nova postagem "como era definida a pobreza no periodo medieval?, Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. por favor queria saber qual a diferença e semelhança entre as sociedades organizadas em castas e as divididas em estamentos. Se for possivel agradeço!

    ResponderExcluir
  3. muito bom esse texto, tenho um prova de sociologia amanha, e me ajudou bastante a compreender o que é estrutura e estratificação social... Parabéns continue assim!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa e preciosas explicações. Muuuuito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  5. Cara parabéns, me ajudou muito com o me trabalho. Exatamente o que eu precisava. Muito Obrigado :)

    ResponderExcluir
  6. Muito bom..Fiquei muito feliz com a produção realizada pelos meus alunos utilizando esse texto. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado. Tenho de me organizar para escrever mais. Porém o tempo de sala de aula me deixa exausto.

      Excluir
  7. muito bom o texto.. um resumo ótimo!!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o texto, parabéns e obg pois me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o texto, parabéns e obg pois me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o texto, parabéns e obg pois me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde. Queria algo que falasse sobre Estratificação social do trabalho na atualidade.. agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou me organizar para escrever sobre isso. nas aulas de sociologia do trabalho. E as questões com a reforma trabalhista

      Excluir